Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Alguém em transformação.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

FATIAS DE TEMPO

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que nos tornemos sábios.
Salmo 90.12
Podemos contar o tempo através das horas, dos dias e dos anos, o tempo cronos. Se não prestarmos atenção ele nos seduz e passamos a vida correndo atrás dele dizendo que “ainda vou fazer isso ou aquilo” ou “quando eu tiver um tempo de sobra farei isso ou aquilo”. Cronos é servo dos homens, não devemos ser escravos do tempo. É o que sugere a frase de John Lennon: “a vida acontece enquanto fazemos planos para o futuro”.
Podemos contar os dias através dos fatos marcantes, das fases da vida, o tempo kairós. Ele é o que fica registrado em nossa mente, como memória, tão fixo que nos faz lembrar de detalhes, de cheiros, lugares, pessoas, olhares. É paradoxal, porque ao mesmo tempo que cria em nós a saudade, pode também nos prender no saudosismo, tornando experiências que deveriam ser apenas uma fase da vida, em prisão emocional. Para evitar isso é que precisamos fazer fechamentos, viver e encerrar lutos, o que nos sugere uma frase de Carlos Drummond de Andrade: "Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."
O karirós se torna redenção do cronos à medida em que nos libertamos da correria e passamos a viver intensamente cada fase da vida. O cronos se torna a redenção do kairós à medida em que permitimos com que os ciclos tenham início e fim.
Que em 2008 sejamos mais sábios!
© 2007 Alexandre Robles

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.