Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Alguém em transformação.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008


Não ame pela beleza, pois passa, nem pela admiração, pois decepciona. Ame apenas, pois não se pode vencer um amor sem explicação!!

sábado, 12 de janeiro de 2008

COMUNICAR, OU SÓ FALAR?

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.Provérbio 15.1

Tenho um amigo que diz que há gente que “prefere ter razão a ser feliz”. É o tipo de gente que parece sempre estar em debate filosófico, para quem o que interessa é sua demonstração de capacidade intelectual e a vitória das idéias.
Há aqueles que se vangloriam em assumir que “dizem tudo o que pensam”. É o tipo de gente que crê que tudo o que pensa é bom, adequado, correto e merece ser ouvido por todos e sempre.
Ainda há os que “não levam desaforo pra casa”. É o tipo de gente que não consegue controlar suas emoções, não convive com a agressão.
A finalidade da comunicação é harmonia, é acordo, é entendimento, é compreensão, é concórdia. Quando não buscamos esses resultados, nossas palavras “entram por um ouvido e saem pelo outro”, passando antes pelo coração e gerando apenas emoções negativas.
Mais importante do que saber o que falar é importante saber quando e como. Mais importante do que poder falar é discernir se o outro está atento para dar ouvidos. Mais importante do que dizer tudo o que pensa é fazer do tempo um aliado do entendimento, das palavras e das emoções, consciente de que quando guardamos e aguardamos um pouco, invariavelmente boa parte do que falaríamos, na hora das emoções descontroladas, é dispensada, e somente aquilo que é necessário, verdadeiro e próprio da boa comunicação, permanece.

Pr Alexandre Robles

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O QUE É FELICIDADE

Vocês serão felizes se servirem uns aos outros.
Jesus Cristo
De modo surpreendente o Evangelho inverte a lógica humana das convivências interpessoais. Em qualquer ambiente, nossas relações são mediadas pela necessidade de cada um em buscar sua própria felicidade. Por isso a necessidade de respeito aos limites a fim de que nossa própria busca não seja impedimento da felicidade do outro. Dizem que “seu limite acaba onde começa o meu” e assim vamos nos tornando polidos seres humanos em competição velada
Então Jesus Cristo apresenta a proposta de Seu Reino Alternativo, a de que devemos buscar a felicidade do outro a fim de que sejamos felizes.
Difícil? Também acho. Mas não faz tempo que estávamos procurando um motivo nobre para acordar todos os dias e cumprir nossos dias na história?
© 2008 Alexandre Robles